.:: Amigos do Chá ::..

Artigos

Tipos de Chá

Chá preto- Um chá completamente fermentado- algumas vezes é referido ao Chá Inglês ou do Ceilão passa pelo processo maior, que inclui secar, oxidar e queimar. O chá preto é tambem conhecido como o unico chá fermentado. Isto se refere ao processo de oxidação que produz uma tonalidade vermelha escura e um cheiro doce das folhas do chá preto. Alguns típicos chás pretos são o Darjeeling, English Breakfast(um blend) e Assam. Cada um traz a mistura do âmbar colorido associado aos chás pretos e pode ser tomado com ou sem leite e açúcar

Chá verde-  frequentemente refere-se aos chás não fermentados . As folhas  recém apanhadas são cozidas no vapor imediatamente para prevenir a oxidação, então vai para a secagem e a queimada. Isto permite que as folhas secas fiquem verdes, portanto “chá verde”. O chá verde passa de um pálido verde para uma mistura verde dourada atingindo um cheiro característico de fumaça e capim. Ele tem o mais delicado sabor do que os chás fermentados, tais como os Pretos e OOlongs. Relatos de benefícios a saúde do chá verde tem causado crescimento em popularidade nos últimos anos.
{mospagebreak}
Chá Oolong- geralmente refere-se aos “semi-fermentados” e é principalmente produzido na China e em Taiwan(frequentemente chamado  Red  ou Formosa tea) . Para a fabricação dos oolongs, as folhas são secas diretamente sob a luz solar, então sacudidas em cestos de bambu para ligeiramente machucar as beiras. Então, as folhas são estendidas para secar até a superficie das folhas tornarem-se levemente amarelas. Oolongs são sempre chás de folhas, nunca quebradas pelo processamento de enrolar. Os menos fermentados dos chás oolongs, quase de aparência verde, são chamados de Pouchong.

Pu-erh -, unico para China, cresce e é colhido por todo o ano, ao contrario dos outros chas que requerem períodos sasonais. Embora o Pu-erch tenha muito do gosto de um chá preto, cai dentro da sua propria categoria. Estes chás não são permitidos uma completa secagem. Eles são “compostos”, permitindo o crescimento de ”bactérias amistosas”. O chá é então envelhecido em especiais salas subterraneas ou cavernas, adicionando a eles um carater unico. Estes chás envelhecidos são super valorizados e podem ser encontrados como os vinhos em época de colheita, alguns datam de 40 a 50 ou mesmo 100 anos atrás!
{mospagebreak}
Chá branco- é produzido numa escala limitada na China e India. Ele é o menos processado das muitas variedades. Os botões novos de flores são colhidos antes que eles abram e simplesmente são deixados para secar. Os botões encaracolados tem um aparência prateada e produz uma cor de chá muito pálida e delicada..

Chá aromatico- é criado quando aromas adicionais são misturados com as folhas no estagio final antes que o chá é empacotado. Para o chá de jasmim, as flores de jasmim são todas adicionadas nos chas verdes e chás oolongs. Earl Grey é aromatizado com bergamota.

MISTURAS DE CHÁS

Como o tabaco e café há também misturas de chás. Uma mistura bem pensada de tipos de chás poderá assegurar uma confiável experiência de sabor. Hábeis misturadores e apreciadores de chás recentemente compõem tal como uma mistura cada hora de vários lotes de importação, assegurando as mesmas características em sabor.

 

Amigos do Chá - 2012 - Desenvolvimento MKTinfo

Top Desktop version